Uma aldeia muito popular devido as Corridas Paris –Dakar, que se iniciou em 1979, recebeu de muitos estrangeiros promessas de trazer com o turismo - trabalho e desenvolvimento. Um lugar onde a populaçao vive da extraçao do sal do Lac Rose e da agricultura.
Para cada promessa recebida o Chefe foi oferecendo os lotes da aldeia para o grande empreendimentos. Alguns estrangeiros - « os brancos » , começaram as construçoes, e em 2008 a Corrida Paris Dakar foi cancelada por motivo de segurança na Mauritania onde 4 turistas foram assassinados e por ameaças da Al Qaeda. «Os brancos « foram embora deixando para tras as promessas e algumas construçoes começadas e nunca acabadas.
Agora o turismo se utiliza das dunas que envolve a aldeia, querem diversao e adrenalina, e ja nao precisam mais do povo. Sem agua encanada ou eletricidade a populaçao vive uma vida simples.
Fomos apresentados oficialmente a aldeia, foi muito interessante, antes eramos conhecidos como os brancos que estavao ali construindo a escola, agora como parte daquela aldeia, fomos de casa em casa, comprimentando do povo e em algumas casa bebendo Ataya. Recebemos o carinho da populaçao, os jovens estao contentes pois agora terao um lugar para vir conversar.
Sem comentários:
Enviar um comentário