24.10.11

Uma aldeia muito popular devido as Corridas Paris –Dakar, que se iniciou em 1979, recebeu de muitos estrangeiros promessas de trazer com o turismo - trabalho e desenvolvimento. Um lugar onde a população vive da extraçao do sal do Lac Rose e da agricultura.



Para cada promessa recebida o Chefe foi oferecendo os lotes da aldeia para o grande empreendimentos. Alguns estrangeiros - « os brancos » , começaram as construções, e em 2008 a Corrida Paris Dakar foi cancelada por motivo de segurança na Maur*tan*a onde 4 turistas foram assassinados e por ameaças da Al Qa*da. «Os brancos «  foram embora deixando para trás as promessas e algumas construções começadas e nunca acabadas.

Agora o turismo se utiliza das dunas que envolve a aldeia, querem diversão e adrenalina, e já não precisam mais do povo. Sem agua encanada ou eletricidade a população vive uma vida simples.



Fomos apresentados oficialmente a aldeia, foi muito interessante, antes éramos conhecidos como os brancos que estavam ali construindo a escola, agora como parte daquela aldeia, fomos de casa em casa, comprimentando do povo e em algumas casa bebendo Ataya. Recebemos o carinho da população, os jovens estão contentes pois agora terão um lugar para vir conversar.



Por favor orem pelo nosso aprendizado da lingua wolof, apesar do frances ser a lingua oficial do pais nas aldeias o povo fala os dialetos e o wolof, ja conseguimos um professor que mora na aldeia e estara nos ajudando, orem  pois ele tem muita vontade de ouvir a palavra de Deus e conhecer melhor o nosso trabalho, e com as aulas queremos estudar o vocabulario da Biblia sendo assim uma oportunidade de pregar o evangelho.

Durante 15 dias do mes de Setembro tivemos o previlegio de receber o irmão Antonio Costa, a Lea Cristina, irmã do Paulo e sua filhinha Filipa, vindo de Lisboa Portugal para terem uma experiencia missionaria. Eles vieram nos ajudar neste começo dificil, estiveram envolvidos na construção do nosso quarto na aldeia.

A vinda deles foi uma benção para nossa familia, trouxeram muitas doações, presentes de amigos de Lisboa, e equipamentos e remedios para começar as consultas de saude naquela aldeia. Não temos palavras para agradecer a generosidade das pessoas que se sensibilização em ajudar nosso trabalho.

Durante este tempo de muito trabalho, ainda tivemos oportunidades para mostrar a escola BCS para filhos de missionarios onde servimos a Deus por 3 anos.  Estivemos na Reserva do Bandia para ver os bichos - Africa sem Safari não é a mesma coisa.

Comeram diversos pratos senegales ( um tanto apimentado para o paladar deles) e frutas da epoca.

Na aldeia tiveram contato com o povo, fizemos caminhadas de oração e juntamente celebramos a Santa Ceia do Senhor.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Jan 2016