construção da escola

O Senhor o guiará continuamente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.





Novembro 2010- Esta semana tivemos o privilegio de conhecer a pequena aldeia de Lac Rose ou seja Lago Rosa, famosa por ter um lago salgado cor de rosa. No meio do deserto, a missionaria senegalesa da Missão Betânia, irmã Julesbertina que juntamente com suas duas filhas abriram um ponto de oração na sua casa. Fomos recebido com alegria pelas crianças e por Aida que nos esperava com Ataya pronta - chá senegales super doce.

Dezembro 2010.


Aida tem uma classe de alfabetização para as crianças de 6 a 9 anos, uma pequena sala de 9 m² ela tem reunido 35 crianças.
Mas não se consegue acomodar todas estas crianças dentro desta sala então ela perguntou se o Paulo não poderia fazer uma varanda para abriga-los do sol, bancos e mesas.
No momento estão se reunindo nesta varanda de palha. Os bancos foram feitos mas as mesas não caberiam na sala.





A alfabetização é um precioso tempo 
para ministrar o evangelho na vida 
dessas crianças tão pequenas.


Março 2011. Aida esta na JOCUM fazendo curso Bíblico, Julesbertina continua a alfabetização das crianças.
________________________________________________________________

O GRANDE DESAFIO PARA ESTE ANO de 2011.
3 classes com capacidade de 20 a 30 crianças cada.1 sala de nutrição.1 sala de leitura.1 parquinho.1 cozinha.2 pequenas dispensas.1 varanda para servir de refeitório e local para reuniões.1 consultório e farmácia.1 Igreja 



No Lac Rose aonde não há escola, estamos avançando com este projecto. A primeira etapa já esta concluída - a aquisição do terreno. Onde construiremos o que Deus tem colocado em nossos corações - uma escola. 


DESCOBRIMOS DEPOIS DE 1 ANO QUE NESTA PARTE DA ALDEIA NÃO HAVIA ESCOLA, MAS DA MESMA MANEIRA QUE AIDA TINHA MUITOS ALUNOS EM UMA PEQUENA SALA, ESPALHADOS PELA ALDEIA EXISTEM OUTROS QUARTOS QUE TAMBÉM SERVEM DE SALA DE AULA E COM PROFESSORES ENVIADOS PELO GOVERNO. A 1KM DESTE LOCAL EXISTE UMA ESCOLA REGULARIZADA PELO GOVERNO QUE FOI CONSTRUÍDA EM PARCERIA COM UMA ONG. POREM NÃO HÁ VAGAS PARA TANTAS CRIANÇAS;

 Já no terreno construimos uma varanda fechada onde as crianças passarão a ter aulas num espaço maior, enquanto a escola ainda não é construída.
Na primeira noite o vento mostrou sua força, e a necessidade de um alicerce firme e forte, a estrutura de madeira não abalou mas as paredes laterais tiveram que serem reforçadas.







Um começo difícil. A construção dos blocos num terreno aonde não há agua. As mães desta aldeia resolveram contribuir com a agua, e provaram mais uma vez os sacrifícios que são capazes de fazer pelos filhos. Puxar a agua de um poço há 500 metros dali e carregar na cabeça 50 litros de agua ate o terreno da escola para encher os tambores.








Para entender melhor assista o vídeo e tenha a sensação de estar junto connosco neste projecto.







"Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem?
Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo." Isaías 43:19.

Nosso Deus tem mostrado a sua fidelidade mais uma vez. Jeová Jireh o Deus da Provisão-colocou no nosso caminho um casal para suprir todas as despesas da construção da escola. A igreja e o Consultório  ainda não temos recursos mas confiamos que nosso Deus já o tem no seu próprio tempo.

07/04/2011 - Tivemos uma semana de descanso com o Miguel que estava de ferias escolar. Mas as obras continuam, a construção do poço dentro do lote da escola esta em andamento. A construção dos blocos também.


13/04/2011  - Ainda nada da agua. 

07/05/2011 -                 Amados estamos comunicando que depois de uma reunião com os lideres do Missão Betânia do Brasil, ficou claro que por não concordar com o sistema de liderança no Senegal e diferentes opiniões no que acreditamos que Deus tem nos direccionado para o nosso Ministério aqui no Senegal. Pedimos o nosso desligamento da Missão Betânia. Estaremos trabalhando aqui no Senegal como missionários independente mas é claro com o apoio total de nossas igrejas mantenedoras. 
Por favor ore pela nossa família para que Deus continue sendo o nosso único objectivo nessa terra.                                           Missionarios Paulo, Luciane e Miguel.

_____________________________________________________________

Caminhando...
No ultimo mês tivemos a confirmação que Simon estará trabalhado connosco
aqui no Senegal. Trabalhamos juntos durante 1 ano na escola para filhos de missionários e agora quando finda o seu tempo em BCS, teremos a oportunidade de trabalhar juntos na expansão do Reino de Deus mais uma vez.






Fomos ao terreno da escola plantar 2 árvores naquele lugar seco para ver se aceitava bem o solo antes de colocar mais plantas.





A caminho do terreno uma paradinha para comprar materiais, compramos
um tambor para colocar agua e o Miguel junto com as outras crianças
empurraram até o lote. Tivemos uma bela surpresa o poço estava cheio de agua.


Depois dos últimos acertos com o pedreiro, tudo pronto para o inicio da construção.
Pelo jeito não são só as crianças que brotam da areia, conseguimos 4 pedreiros e 6 ajudantes para trabalhar na escola, agora o DESAFIO é construir antes de começar a época da chuva.






Deus é tremendo!!!! louvamos a Ele por ter permitido que continuássemos este projecto, mesmo não fazendo parte da missão. O projecto foi criado por Luciane de Souza para a Missão Betânia e continuara assim. Estaremos envolvidos com a construção da escola propriamente dita, porem a escola e o futuro da mesma pertence a missão. 
Como família, Deus tem nos mostrado que podemos fazer a diferença neste pais, temos cultivado o sonho de construir uma pré escola naquele lugar a onde não há escola. Um projecto que nasceu de um pequeno sonho e foi crescendo na medida que sentimos que Deus estava nos capacitando. Um projecto que trará benefícios para aquela população. Através de estudos, saúde e trabalho, sensibilizamos aquele povo para Cristo.
Queremos trabalhar juntos com a irmã Julesbertina que tem estado naquela aldeia a um longo tempo e juntos contribuir para o crescimento do Reino de Deus naquele local.


O que acontecera no futuro , não sabemos.
"Vós não sabeis o que sucederá amanhã.
Que é a vossa vida?
Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis dizer:
Se o Senhor quiser,
não só viveremos,
como também faremos isto ou aquilo."
Tiago 4:14-15


Juntos alcançaremos os não alcançados desta Nação.
____________________________________________________________


07/06/2011  Como será construir no deserto? Podemos garantir que não é nada fácil, tirando a areia que é conseguida de maneira fácil e gratuita, todos os outros materiais de construção são conseguidos nas cidades vizinhas, porém o frete ate o deserto é uma fortuna, já outras lojas nem a "fortuna" compensa o trabalho de entrar no deserto, simplesmente não os faz. Temos levado os materiais até o inicio da aldeia, que ainda não tem areia pois nosso carro não é um 4X4 e de la, transportamos de carroça ou nos mesmo os carregamos nas costa.  Já o alicerce sua construção é um tanto bizarro.
Abrem se a vala na areia, esperando que a própria não encha a vala novamente, derramam uma nata de cimento quase seca e começam a colocar os blocos secos e "colam" os blocos com uma massa de cimento também seca. Como esta construção fica firme, só Deus sabe. Todas as casas são feitas dessa maneira.



Temos passado nosso tempo la intercedendo pela aldeia e pela aquele povo.


o Miguel esta de ferias da escola e tem se divertido com as crianças .
Nessas fotos da pra ver as projecções e o andamento da obra.




Continue orando por nos.
Agora com o aumento da temperatura aumenta o cansaço.
A qualquer hora pode começar a época da chuva e não sabemos como continuaremos as construções.
Pela nossa saúde.
Para que Deus possa suprir todas nossas despesas extra com este projecto
Orem para que este projecto possa continuar segundo a vontade de Cristo.
Para que podemos aprender mais um idioma.
Possamos fazer novas amizades com o povo local. Pois a vida de uma aldeia é bem diferente que a do povo da cidade.


Junho 2011- A bomba d'agua tem sido um sucesso até os homens que nunca puxavam agua agora querem ajudar. Uns vem de longe para ver se a bomba realmente funciona.
 Temos visto as paredes subirem dia após dia, sempre existe a possibilidade de sentar e conversar com o povo.
 Recebemos neste mês uma visita muito especial, nosso querido irmão e amigo, Missionário Carlos Rogério e a Equipe Impacto Senegal, liderados pela miss. Gil. Fomos abençoados pela presença e orações deste grupo, tivemos momentos preciosos de intercessão e comunhão no Lac Rose.
 A chegada na aldeia é sempre uma festa, saudações que não se acabam, crianças correndo pedindo presentes.
















 A escola já esta quase pronta, agora falta fazer as janelas, madeiramento do teto e o piso. Paulo terá muito trabalho a vista. Ainda bem que na próxima semana estaremos recebendo o Missionário Simon que vira trabalhar connosco.
O Miguel esta segurando um missel que derrubaram do avião. Lembranças de guerra.
A finalidade deste predio é a ESCOLA propriamente dita, 3 salas de aulas com capacidade para alfabetização de 60 a 80 crianças, 1 sala de creche com capacidade para 10 crianças desnutridas, 1 sala de leitura, 1 cozinha com despensa. 1 grande varanda de 102m2 para refeições e reuniões.

Deus tem sido Fiel, até agora a construção tem corrido bem e não tivemos nenhum acidente. Orem para que Deus possa continuar protegendo e nos guardando.



SENEGALAISEMENT:
Agora é so esperar as paredes subirem, mas como se diz aqui Senegalaisement- Casamentos, Nascimentos, Batizados e Velorios sempre vem em primeiros lugar e Inchalah- Se Deus quizer todas as outras coisas.


________________________________________________________________

O ano lectivo da escolinha da Missionaria Jubertina chegou ao fim e foi celebrado com muito Cuscuz, as crianças compareceram todos vestidas para festa, agora estarão entrando de ferias.
Aida já terminou a Escola Bíblica da JOCUM e esta de volta a casa.
 Já as construção continuam, as festas acabaram e os homens voltaram ao serviço, é maravilhoso ver a escola nascer a partir de um sonho e crescer com a providência de Deus. Temos aproveitado cada minuto nesta terra para orar pelos habitantes deste povoado, para que Deus possa revelar a Sua Gloria naquele lugar.
 Falando em deserto é claro que não podemos deixar de falar da dificuldade da agua, precisamos de acerca de 12 grandes barris de agua por dia, que tem sido puxado gratuitamente pelas mães dos alunos da escolinha. O poço tem apresentado vários problemas de agua, uma vez que não tem profundidade suficiente para fazer uma reserva. O senhor que furou o poço teve que refazer o trabalho.
Vendo o sacrifício de puxar os 12 barris 9 metros acima, pensamos em alternativas para ajudar. Uma ideia foi fazer uma bomba de corda com uns nos, projecto encontrado na Internet.
A primeira tentativa não deu certo pois o poço não era fundo o suficiente.
Já a segunda da pra ver a alegria do povo ao ver pela primeira vez a agua jorrar.



PROSSEGUINDO...




RETA FINAL.


Até aqui nos ajudou o Senhor! de novo...
 Chegamos a altura do telhado, das janelas e do piso. Trabalho é que não falta, a marcenaria tem sido uma bênção, Paulo tem trabalhado incansavelmente, fazendo as portas e janelas, soldando as grades. Deus é MARAVILHOSO e nosso auxilio bem presente. Simon, o novo membro de nossa "equipe" chegou esta semana, vindo da escola BCS onde juntos trabalhamos no mesmo dormitório durante um ano. Veio juntar forças neste trabalho que esta nascendo.
 Estamos felizes pois apesar de seremos poucos, Paulo, Lucie, Miguel e agora Simon, temos tido o apoio incondicional de nossos amigos missionários que estão trabalhando aqui no Senegal, eles tem se colocado a disposição para conhecer melhor o trabalho que estamos fazendo e juntos temos tido momentos preciosos de oração e adoração ao Papai do céu.
Nathalia ficou 4 dias em casa, seu tempo no BCS chegou ao fim e agora ela esta de partida para a Escola Bíblica na Holanda. O futuro dela pertence a Deus, até la ela segue o servindo.


FAZ CHUVER...


A tão esperada chuva chegou, molhou e inundou tudo. Junto com ela chegou o calor, a humidade e os pernilongo.
Na época mais quente do ano também é celebrado o Ramadan - o mês de jejum obrigatório para todos os muçulmanos, o tempo de renovação da fé islâmica - do nascer do sol ao por do sol, dedicam a oração, a caridade, fraternidade e convívio familiar.


Durante todo dia vemos a tristeza no semblante do povo, normalmente os trabalhadores param seu dia a 13 horas para se preparam para a oração das 14 horas.


Como as obras não podem parar durante estes 4 dias estivemos acampados no Lac Rose para poder colocar o telhado na escola. Chegamos de tarde e fomos como sempre recebidos pelas crianças. Logo a noite caiu, vocês podem imaginar como foi... sem agua encanada, sem eletricidade e sem vizinhos próximos.
Uma escuridão só.
Utilizamos uma das classes como quarto, uma como cozinha e a outra como chuveiro "de canequinha".
Primeira dificuldade - por causa do jejum não havia pão, só depois das 17 horas. Dois trabalhadores vieram ajudar na construção, um deles se desidratou as 11 horas e foi embora, pois não conseguia trabalhar e ainda teria que esperar até o por do sol para comer e beber alguma coisa. Conclusão Paulo e o Simon tiveram que trabalhar sozinhos.
Tivemos muitas visitas, um tanto incrédulas por verem os tubaabs (brancos) trabalhando. Normalmente é o africano que trabalha enquanto os brancos olham.
Recebemos batatas doce de um agricultor, cebolas e pimentões de outro. Uns paravam para agradecer o que estamos fazendo pela aldeia e pelas crianças. Outros paravam apenas para olhar.
Aida veio fazer o tradicional chá - ATAYA. Entre um copo e outro o trabalho continuava.
Simon tem sido uma grande ajuda a nossa equipe, também reconhecemos que acampar estes dias foi a melhor opção. A outra seria ter que comer o "ceeb u jen" prato senegalese de arroz com peixe todas as refeições, mas devido ao Ramadan as senhoras da aldeia so estavam cozinhando depois das 17 horas.
Finalmente chegamos ao 4 dias, e graças a Deus sem nenhum acidente. Miguel se divertiu bastante com as crianças e agora suas ferias chegaram ao fim.














A viagem de retorno foi bastante cansativa, mas estávamos felizes por ter conseguido colocar o telhado no tempo planeado. Agradecemos a Deus por ter renovado as nossas forças diariamente. 





YALLA BAAX NA.


 Chegamos na reta final da construção, recebemos uma equipe de coreanos do KOICA que vieram trabalhar na pintura da escola, foram dois dias cheios e louvamos a Deus pela vida desses jovens que se colocaram a disposição de nos ajudar. O segundo dia a viagem foi muito difícil, pois choveu a noite toda e a maior parte da estrada ao Lac Rose é de terra, conclusão estava toda alagada, como podem ver nas fotos parecia o próprio diluvio.
 Nosso carro, a nossa bênção sofreu muito durante esses meses, por não ser um 4X4 ele até que se esforçou muito, percebemos que havia chegado a hora de troca-lo por um outro carro capaz de suportar a agua e a areia. Começamos a orar que se fosse da vontade de Deus, Ele abriria as portas para a troca desse carro, já que tínhamos o conseguido de forma tão maravilhosa. Esta foi a ultima viagem: o motor travou e a parte electrónica ficou toda queimada por causa da chuva.
 Deus é maravilhoso, e faz tudo além do que pensamos ou imaginamos. Mais uma vez Jeová Jireh entrou em acção,  Ele que sabe de todas as coisas e conhece tudo, nos deu um novo carro na medida exacta de nossas necessidades.
INAUGURAÇÃO 

O dia da inauguração foi lindo, Paulo agradeceu a presença dos nossos convidados: - do irmão do Chefe da aldeia e família, o chefe não pode comparecer pois estava em outra cidade num retiro espiritual devido ao Ramadão. - Nossos amigos missionários presentes, - a equipe da Missão Betânia que veio receber a escola,- a Igreja Coreana de Dakar representada pelo Pr. Lee e outros irmãos,- Pr Aime de Thies e o Cantor Nicolas Gomis - A presença especial do Pr Youn da Igreja Presbiteriana de Barcelona, e do Casal Mama Jin Ja Kim e Papa Song que ofertaram todo o dinheiro para a construção da escola.


A senhora Jin Ja Kim testemunhou como ao receber o nosso projecto para a construção da escola ela foi
tocada por Deus para vender um lote no cemitério de Barcelona que ela estava preparando para o túmulo da família, e que percebeu que a riqueza dela estava no céu e não nesta terra.



Quando resolvemos sair da Missão Betânia, pedimos a ela que entregasse o dinheiro para a construção da escola para o Pr. Bruno. Ela não aceitou e disse que sentia que Deus havia dado este projecto a família de Souza e cabia a nos a conclusão desta escola. Depois de varias reunião, a Missão Betânia aceitou a proposta do Pr Lee para uma parceria na construção da escola, parceria qual terminou no dia 23 de agosto de 2011. Desta maneira Paulo ficou responsável pela obra.


Gostaríamos de ressaltar que alem da ajuda da irmã Jubertina, a Missão Betânia não teve nenhuma participação na construção da escola, a sua responsabilidade ficou após a conclusão das obras a legalização da escola junto ao governo, e todas as implicação para o seu funcionamento.


Durante a cerimonia de abertura, as senhoras do grupo de oração da Missionaria Jubertina cantaram alguns louvores. Para a alegria dos convidados os alunos da escola cantaram e dançaram.
Pastor Bruno falou da importância do ensino, e a Jubertina agradeceu o Paulo pela dedicação e trabalhos  prestados a escola.
O Pr Aime não perdeu a oportunidade de semear a Palavra de Deus.
Nicolas Gomis cantou um belíssimo hino.


 A senhora Jin Ja Kim cortou a faixa e todos os visitantes entraram para conhecer a escola, cada criança recebeu docinhos e os adultos roupas. Após as entregas dos presentes os convidados foram embora, por causa do Ramadão - o mês do jejum dos muçulmanos - não partilhamos comida com a aldeia, somente com nossos convidados missionários.


Assim concluímos o Desafio para 2011, mas não é o fim apenas o começo do nosso ministério.










Jan 2016